Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana.

- Carl G. Jung

É um trabalho que ajuda a desenvolver a percepção de potencialidades e talentos contribuindo para aprofundar o autoconhecimento.

A tônica desse trabalho se concentra nas escolhas profissionais e colabora para a investigação de possibilidades de atuação e realização profissional.

A orientação profissional utiliza técnicas muito próprias e possui etapas bem definidas como o momento da entrevista inicial, investigação sobre o histórico pessoal e familiar, aplicação de atividades que auxiliam na expressão da criatividade, a exploração de interesses pessoais e a pesquisa sobre o mundo das profissões.

O processo é bem dinâmico e possibilita a correção de possíveis ideias distorcidas sobre o mundo do trabalho por meio da busca de informações adequadas. O indivíduo ou grupo é estimulado a pensar e refletir para desenvolver conceitos que ajudam na tomada de decisão.

A escolha profissional está ligada a inúmeras condições pessoais e como nós, seres humanos, estamos sempre em constante transformação e vivenciando novas descobertas, a orientação profissional não pode ser considerada decisiva na vida pessoal.

Esse trabalho não se destina apenas a estudantes que estão começando a pensar na vida profissional, mas atende também a profissionais que querem mudar de carreira e redirecionar seu momento profissional ou buscam uma nova atividade depois da aposentadoria.

Para Quê:

– Contribuir por meio de técnicas e atividades específicas para o desenvolvimento da percepção sobre possibilidades de atuação profissional.

– Oferecer uma visão ampla sobre o mundo das profissões.

– Gerar reflexão sobre o momento profissional e criar novas perspectivas para a atuação profissional.

– Colaborar para o redirecionamento e planejamento da carreira profissional.

Para Quem:

– Jovens que estão iniciando a vida profissional.

– Profissionais que querem repensar e planejar sua atuação profissional ou desejam mudar de atividade.

– Aposentados que estão interessados em desenvolver uma nova profissão.